Regulamento

Prémios ACEPI Navegantes XXI

 

1. Enquadramento dos Prémios Navegantes XXI

Os Prémios Navegantes XXI são uma iniciativa da ACEPI- Associação da Economia Digital criada em torno da missão que a fez nascer no ano 2000: Promover e Desenvolver a Economia Digital em Portugal.

Os Prémios ACEPI Navegantes XXI foram concebidos a partir de um conceito inovador que alia um vasto conjunto de Categorias a Concurso (que premeiam anualmente o que de melhor se faz na Economia Digital nas mais diversas vertentes em Portugal), e um Prémio Carreira que distingue uma personalidade que se tenha destacado ao longo do seu percurso profissional na promoção e desenvolvimento da Sociedade do Conhecimento e da Economia Digital no nosso país.

Refletindo a dinâmica de um setor em franco desenvolvimento em Portugal e no resto do mundo, os “Prémios ACEPI NAVEGANTES XXI – O melhor da Economia Digital em Portugal” surgem este ano com 20 categorias a concurso, incluindo a nova Categoria Melhor Site/App Turismo.

Às Categorias a Concurso podem candidatar-se todas as entidades que tenham sede ou estabelecimento estável em Portugal, independentemente do seu sector de actividade e dimensão.

O vencedor do Prémio Carreira é anualmente nomeado por unanimidade pelos membros da Comissão Directiva da ACEPI.

 

2. Das Categorias a Concurso

2.1. Este ano estão a concurso as seguintes 20 Categorias:

Melhor Site eCommerce B2C
Melhor Site eCommerce C2C
Melhor Site eCommerce B2B
Melhor Empresa de Serviços eCommerce
Melhor App Mobile
Inovação em eCommerce
Melhor Site Media Generalista
Melhor Site Media Especializada
Melhor Widget/App TV
Melhor Agência de Marketing Digital
Inovação em Marketing Digital
Marketing em Redes Sociais
Inovação na Cloud
PME Digital
Melhor Município Digital
Administração Pública Digital
Melhor Site.pt – Patrocinio DNS.pt
Startup
Sustentabilidade e Inclusão
Melhor Site/App Turismo – NEW

2.2. Prémio Carreira

O Prémio Carreira é, desde 2006, entregue anualmente pela ACEPI a uma personalidade cuja carreira tenha contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento da Sociedade do Conhecimento e da Economia Digital em Portugal.

O vencedor desta categoria é anualmente nomeado e eleito por unanimidade pelos membros da Comissão Directiva da ACEPI.

3. A divulgação dos Prémios ACEPI Navegantes XXI será efectuada no site da ACEPI emwww.acepi.pt e no site da iniciativa em http://premios.acepi.pt.

4. Os vencedores das Categorias a Concurso serão decididos por um Júri composto por um grupo dos mais reputados profissionais do sector que, com total independência, e de acordo com os mais elevados padrões de ética e as melhores práticas, avaliará as candidaturas submetidas a concurso.

5. Dos Critérios de Avaliação
São Critérios Gerais de Avaliação de todas as Categorias a Concurso:

  • Design
  • Personalização
  • Interatividade
  • Inovação
  • Usabilidade
  • Serviço a Cliente
  • Relevância
  • Resultados

Além dos critérios gerais acima referidos, a avaliação do Júri obedece a critérios adicionais e específicos das categorias Melhor Site.pt, e Sustentabilidade e Inclusão.

São Critérios Adicionais e Específicos de Avaliação na Categoria Melhor Site.pt
CRITÉRIO ELIMINATÓRIO*: Português língua nativa, ainda que os conteúdos também possam estar noutras línguas.

* Os sites que concorram a esta categoria e não cumpram este requisito, ainda que com valorações elevadas nos restantes critérios, serão eliminados.

CRITÉRIOS NÃO ELIMINATÓRIOS: Cumprimento de parâmetros de segurança, como assinatura com DNSSEC; Obrigação dos sites responderem em IPv4 e IPv6.

São Critérios Adicionais e Específicos de Avaliação na Categoria Sustentabilidade e Inclusão

  • Inovação Social
  • Contribuição para um dos seguintes fatores: inclusão social ou Empregabilidade ou empreendedorismo;
  • Contribuição para uma maior Literacia Digital
  • Contribuição para a Info-inclusão
  • Impacto na Sociedade.

6. Os Prémios ACEPI Navegantes XXI serão entregues durante um jantar de gala que terá lugar em data e local a anunciar oportunamente no site da ACEPI (www.acepi.pt), e no site da iniciativa em http://premios.acepi.pt.

7. Os vencedores autorizam desde já a utilização da sua imagem e áudio, para efeitos de divulgação pela ACEPI da atribuição dos prémios, no âmbito da presente iniciativa.

8. A utilização referida no número anterior cinge-se à divulgação nos vários órgãos de comunicação social e, ainda, nos web sites da ACEPI em www.acepi.pt e dos Prémios emhttp://premios.acepi.pt e nas Redes Sociais da ACEPI.

9. Tal autorização deve estender-se à eventual utilização, para os efeitos da divulgação dos prémios, de sinais distintivos previstos na lei ou em normas de organizações internacionais.

10. Os Concorrentes autorizam desde já que a ACEPI efetue o tratamento informatizado dos dados por si fornecidos, no âmbito e para os efeitos da presente iniciativa.

11. Este tratamento é feito de acordo com a lei em vigor, estando garantidos todos os direitos do titular dos dados.

12. Os vencedores receberão um troféu Prémios ACEPI Navegantes XXI e o respectivo diploma devidamente personalizado.

13. Os vencedores serão mencionados numa página especialmente criada para esse efeito no site dos Prémios ACEPI Navegantes XXI disponível em http://premios.acepi.ptbem como no site da ACEPI em www.acepi.pt.

14. Os vencedores serão também divulgados junto dos órgãos de comunicação social através de comunicados de imprensa, especialmente concebidos para este efeito pela ACEPI. Estes comunicados serão também publicados no site da iniciativa em premios.acepi.pt, no site da ACEPI em www.acepi.pt e divulgados na newsletter da ACEPI.

15. Das Inscrições e Requisitos de Participação
As inscrições devem ser submetidas exclusivamente online através do formulário de inscrição, que se encontra em http://premios.acepi.pt , secção INSCRIÇÃO -> CANDIDATURA

A inscrição procede-se preenchendo e confirmando online a informação relativa a Dados de Contacto, Candidaturas, Pagamento e Confirmação.

Cada inscrição só é considerada válida depois de ser devidamente preenchida, recebida pelo servidor da ACEPI e após a recepção do comprovativo de pagamento da taxa de inscrição, o qual deverá ser recebido pela ACEPI antes da data limite do concurso.
Durante o processo de validação, a ACEPI poderá solicitar aos concorrentes informação adicional sobre a(s) sua(s) candidatura(s).

Só podem concorrer websites, aplicações e projetos que tenham sido lançados, estado funcionais e disponíveis para o efeito com que foram criados, entre Junho de 2015 e Junho de 2016, e que sejam propriedade de entidade que tenha sede ou estabelecimento estável em Portugal. Para esse efeito a ACEPI poderá solicitar a qualquer momento a cópia actualizada da Certidão do Registo Comercial.

16. Da Taxa de Inscrição
O custo da inscrição nos Prémios ACEPI Navegantes XXI é de € 150 (cento e cinquenta euros) por cada candidatura (IVA Incluído à taxa legal em vigor).

Uma entidade pode candidatar mais do que um projecto ao concurso. Uma entidade ou projecto podem concorrer a mais do que uma categoria.Caberá sempre à ACEPI a decisão final sobre a categoria a que cada projeto pode concorrer.

A(s) taxa(s) de inscrição serão pagas exclusivamente por transferência bancária, para o NIB 0035.0802.00004580030.84 – CGD TAGUSPARK – Caixa Geral de Depósitos; IBAN PT50 0035 0802 00004580030 84; BIC / SWIFT CGDIPTPL. Solicita-se o envio do comprovativo da transferência para o e-mail geral@acepi.pt, indicando o nome da empresa/entidade a concurso.

Os Associados Colectivos ACEPI, que tenham as suas quotas regularizadas, beneficiam de 3 (três) candidaturas gratuitas. Neste caso o Associado só terá que efectuar a transferência bancária referente às restantes candidaturas que eventualmente queira submeter.

A ACEPI não é responsável por erros na liquidação da taxa de inscrição, caso esta informação não seja devidamente identificada. O processo de submissão do formulário de inscrição dará lugar à emissão de um recibo ou factura.

17. Dos Prazos
As candidaturas, válidas para os projetos ativos/em funcionamento entre Junho de 2015 e Junho de 2016, deverão ser submetidas online até às 23:59 do próximo dia 08 de Julho de 2016. O envio dos materais/documentos de suporte às candidaturas também deve ser feito até esta data.

18. Em caso de dúvida, os concorrentes podem contactar a ACEPI através dos contactos publicados em: www.acepi.pt ou para o correio electrónico geral@acepi.pt.

19. Os concorrentes, após a submissão das candidaturas, aderem e concordam em respeitar integralmente todos os termos e condições previstos no presente Regulamento, bem como em eventuais anexos, aditamentos e alterações que ao mesmo se venham a publicar.

20. Quaisquer dúvidas sobre a interpretação e aplicação do regulamento serão analisadas e decididas pela ACEPI.

21. A ACEPI reserva-se o direito de excluir da iniciativa qualquer participante que não respeite o presente regulamento ou que, de qualquer forma, prejudique o bom-nome, a imagem ou o prestígio da ACEPI.

22. Nenhuma responsabilidade poderá ser imputada à ACEPI e respectivos Patrocinadores em virtude da referida decisão de exclusão.

23. O presente Regulamento foi elaborado em Abril de 2016 e encontra-se publicamente disponível em link ou em formato digital, a pedido, para ACEPI – Associação da Economia Digital endereço de correio electrónico geral@acepi.pt